Apresentação

Home / Quem Somos / Apresentação

APRESENTAÇÃO

 

A SOPRAFI (SOCIEDADE PROMOÇÃO E APOIO À FAMÍLIA DE ITAPIPOCA) é certificada como uma pessoa jurídica de direito privado, filantrópica, de caráter de assistência social de proteção básica, cultural, sem fins lucrativos, com duração de tempo indeterminado. Foi fundada em 09 de Janeiro de 1983. Dando continuidade a um projeto solidário nomeado FHP (Projeto de Ajuda Familiar), idealizado pela então primeira-dama do município Dra. Olga Maria de Alencar Azevedo, o qual já mantinha uma parceria com o Fundo Cristão para Crianças – CCF (atualmente nomeado ChildFund Brasil).

Com a fundação da SOPRAFI, crianças e adolescentes atendidas ganharam a oportunidade de participar de atividades socioeducativas e socioculturais. Através de um sistema de apadrinhamento, a parceria permaneceu até o primeiro semestre do ano de 2021, quando oficialmente foi quebrado o vínculo com ChildFund Brasil. Desde o ano de 2021, a SOPRAFI vem mantendo suas atividades através de Editais Sociais. No ano de 2021 com o Edital Criança Esperança da UNESCO1 em parceria com a Rede Globo, e no ano de 2022 com o Edital Movimento Bem Maior em parceria com o Instituto Philantropia Inteligente. 

A SOPRAFI está localizada no bairro Violete, periferia do município de Itapipoca, estado do Ceará, mantendo uma parceria com a Associação Comunitária de Apoio à Família de Itapipoca – ACAFI, localizada no bairro Cacimbas, que funciona como unidade cooperadora, podendo assim ampliar os espaços onde atende. Dessa forma, sua área de atuação abrange diversos bairros periféricos da cidade de Itapipoca. A SOPRAFI tem como finalidade desenvolver um trabalho social que proporcione a promoção humana da família, atendendo especialmente crianças, adolescentes e jovens de 0 a 18 anos em situação de vulnerabilidades, com o objetivo de ampará-los, visando o seu bem-estar e sua integração no grupo social a qual pertence, desenvolvendo atividades socioeducativas, culturais e esportivas.

 

1 Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

© 2020 Sociedade de Promoção e Apoio à Família de Itapipoca